BUSCA     FAÇA SUA BUSCA
BUSCAR
+    AVANÇADA
5 dicas fundamentais na hora de definir o seu ponto de venda
A abertura de um negócio requer o estudo aprofundado de diferentes fatores. Entre as questões a serem pesadas, a escolha correta do ponto de venda pode ser considerada a mais importante. A localização, via de regra, é a chave para o sucesso de um empreendimento.

Um estudo da consultoria norte-americana Nielsen Media Research – especializada em pesquisas de comportamento do consumidor ao redor do mundo – aponta que 70% das decisões de compra ocorrem dentro da loja.

O hábito foi o principal motivo apontado pelos entrevistados (50%). Além disso, em 22% dos casos, o consumidor sabia que precisava de determinado produto, mas só lembrou quando estava no estabelecimento.

Os dados atestam a importância de avaliar e investir em um bom ponto de venda. A seguir, apresentamos cinco dicas fundamentais que podem ajudar na hora de definir o melhor local para a abertura da sua empresa.

1. Estude o perfil do consumidor

Conhecer ao máximo as particularidades e interesses dos clientes é um passo importante para a definição correta do ponto de venda. Colete o maior número possível de informações sobre o seu público-alvo. Assim, ficará mais fácil saber qual a melhor localização para impulsionar o novo negócio.

Se o projeto é direcionado a consumidores individuais, por exemplo, o empreendedor deve conhecer idade, sexo e hábitos de consumo dos clientes que se enquadram no perfil pretendido.

Outro item relevante é a renda. Abrir um empreendimento que visa atender às classes populares em um bairro de padrão elevado pode representar um movimento incongruente. O inverso, claro, também se aplica.

2. Observe a vizinhança do seu ponto de venda

Facilidade de acesso, volume do tráfego, estacionamento e poluição sonora também integram a lista de itens prioritários no momento de escolher um ponto de venda. Prefira locais que ofereçam estacionamento próprio ou nas proximidades. A ideia é permitir que o cliente tenha o mínimo de deslocamento possível.

Em geral, regiões movimentadas dão maior margem para as compras por impulso. Já os lugares mais calmos podem ser ideais para a venda de produtos especializados. Por isso, avalie bem as redondezas antes de instalar o seu ponto de venda

3. Fique atento à visibilidade do seu negócio

Durante vários dias, observe o movimento dos locais escolhidos como ponto de venda. Se o estabelecimento for instalado na rua, por exemplo, escolha o lado em que há sombra nos horários de maior movimento – isso aumenta a chance de um novo cliente passar pelo seu estabelecimento. Além da sombra, dê preferência para lojas no nível da rua e sem recuo, para aumentar a exposição da fachada e da vitrine. Caso a loja seja dentro de prédios comerciais, procure pontos próximos à entrada principal, às escadas rolantes ou à praça de alimentação. É importante que o seu negócio não fique escondido.

4. Verifique a proximidade entre os concorrentes e similares

Atuar ao lado da concorrência nem sempre é um fator negativo. Não à toa, as grandes cidades possuem regiões em que há grande concentração de negócios do mesmo tipo. Um exemplo é a Rua da Consolação, em São Paulo (SP), conhecida pelo comércio de luminárias. Já a Rua São Caetano, também na capital paulista, é famosa pelas lojas de vestidos de noivas.

Abrir uma loja de luminárias na São Caetano pode não ser a melhor opção. O consumidor tende a associar a rua a um tipo de comércio – e procura esse local quando necessita pesquisar um determinado produto. A proximidade com os concorrentes, dessa forma, funciona como um atrativo.

5. Verifique a infraestrutura do locaL

É importante ficar atento aos recursos de luz, água, energia e telefone. Se o local enfrenta cortes constantes no serviço de água, por exemplo, o funcionamento de restaurantes, clínicas e outros negócios que dependam desse insumo pode ficar prejudicado. Também é importante verificar as condições de higiene e segurança do local. Fique atento à viabilidade que o lugar oferece para o cumprimento de todas as normas de vigilância sanitária.

Rua Voluntários da Pátria, 2822 - 3° Andar
Bairro Floresta Porto Alegre - RS
CEP 90.230-010
Horário de atendimento: das 8h às 17h45.

Dallasanta Empreendimentos Imobiliários
Copyright © 2019
Todos os direitos reservados.


Banco de Dados: Locação On - Venda On